Home > Conheça o Titanzinho > Esporte na formação de bons cidadãos

Esporte na formação de bons cidadãos

Existe uma máxima incontestável na sociedade: os esportes são as melhores ferramentas para o desenvolvimento de valores nas pessoas – independentemente da idade. Por isso é tão importante garantir que crianças e adolescentes tenham o hábito de praticá-los durante todo seu período de crescimento.

Na matéria de hoje, você vai conhecer e entender os principais valores agregados pela prática de exercícios, principalmente na infância e juventude. Vamos lá?

Autonomia

Esportes exigem que as crianças se conscientizem sobre seus atos e aprendam a fazer as coisas sozinhas em busca de um objetivo. A partir do momento que elas veem que são capazes de alcançar suas metas (por mais simples que sejam, como acertar a bola no gol), se sentem mais responsáveis.

Comprometimento

Esse valor se junta à dedicação: um time depende de cada um de seus membros. A partir do momento que a criança toma consciência de que a equipe precisa da sua participação (ainda que ela não seja muito boa em determinado esporte), ela sente que também precisa fazer sua parte.

Cooperação

Seguindo a ideia do item anterior, os times dependem que todos trabalhem juntos, estejam alinhados em suas estratégias e seus objetivos. Isso significa que, sem que um ajude o outro a ser melhor, não é possível ter bons resultados.

Disciplina

Esportes têm regras. O não cumprimento dessas regras leva a penalidades – que prejudicam não apenas a pessoa, mas todo o time. Por isso, a criança aprende que a disciplina é indispensável para que ela possa participar da disputa.

Empatia

O que você faria se estivesse no lugar de tal pessoa? Você conseguiria ter alcançado a bola? Você teria corrido? Você gostaria que não tivessem passado a bola para você? O esporte ensina a se colocar no lugar dos outros e pensar em seus sentimentos – a tal da empatia.

Persistência

Se a criança não conseguiu acertar a cesta de primeira, tudo bem. A prática leva à perfeição, e desistir não vai ajudar a alcançar o objetivo. Por isso, ensina que a persistência e a perseverança são o caminho para o sucesso – não apenas no esporte, mas em todos os aspectos da vida.

Respeito

O esporte ensina a criança a respeitar, tanto a seus semelhantes quanto a figuras autoritárias e hierarquia, como treinadores, professores e juízes. Ensina ainda a ouvir as orientações de alguém que tem mais conhecimento naquele assunto e seguir aquilo que foi passado.

Superação

A superação é consequência da persistência. Por mais que a criança (ainda) não seja excelente em um determinado esporte, o treinamento leva ao sucesso e ela superará os próprios limites – e cada pequena conquista é uma grande vitória.

 

Esses são apenas alguns dos inúmeros valores ensinados pela prática de esportes na infância e na juventude – principalmente no quesito social. Além disso, é claro, existem os infinitos benefícios para a saúde, que se aplicam para qualquer tipo de atividade física. Por isso, garanta que seu filho (ou todos os alunos da sua escola) participem ativamente dos esportes.

Educação física é muito mais do que apenas uma disciplina na escola. É uma ferramenta indispensável para a formação de bons cidadãos.

©O Mistério do Titanzinho 2024 | Todos os direitos reservados
Política de Privacidade
Bee Creative