Home > Conheça o Titanzinho > A importância da bagagem cultural na formação de leitores

A importância da bagagem cultural na formação de leitores

 

A paixão pela leitura não é uma característica de nascença, mas sim algo aprendido durante o desenvolvimento. No entanto, crescer em uma família que tem o hábito de ler (embora seja muito importante) não é condição suficiente para a criança alcançar o sucesso na leitura. Um fator extremamente importante é a bagagem cultural, ou seja, a construção de interesses e conhecimentos, e isso deve acontecer durante toda a vida.

A leitura é um ensino cumulativo. Isso significa que tudo aquilo que lemos e aprendemos contribui para nossa bagagem de conhecimentos, ou seja, para nosso repertório. Quando criança, quase tudo o que ouvimos e vemos se torna parte de nosso vocabulário, e isso acontece durante toda a vida – ainda que de maneira mais sutil.

Colocando de maneira prática, quando lemos sobre algum assunto mais complexo (e que não temos conhecimento prévio), o entendimento é bem mais difícil do que ler sobre aquilo que já temos referências. Por isso, quanto mais uma pessoa lê, mais bagagem ela acumula para ajudá-la em leituras futuras.

Por isso, desde pequenas, crianças devem ser incentivadas a ler sobre os mais diversos assuntos, que além de criarem repertório, a ajudarão a lidar com as mais diversas situações do dia a dia. Uma boa opção para apresentar esse interesse às crianças é O Mistério do Titanzinho, que traz uma história envolvente sobre o poder da amizade, da determinação e do trabalho em equipe, entre outros ensinamentos.

©O Mistério do Titanzinho 2024 | Todos os direitos reservados
Política de Privacidade
Bee Creative