Home > Conheça o Titanzinho > O esporte como ferramenta no combate ao bullying na escola

O esporte como ferramenta no combate ao bullying na escola

A prática do bullying consiste em um conjunto de agressões de ordem verbal, física e psicológica, com base nas características físicas, hábitos e sexualidade da vítima, que se repetem por algum período, intimidando e traumatizando a vítima. Seus danos podem ser extremamente profundos, levando a vítima à depressão, ansiedade e outros distúrbios comportamentais.

A prática pode acontecer em qualquer lugar, como vizinhança, condomínios e até grupos de amigos. Mas é na escola que está o verdadeiro desafio, pois é um local onde existem muitos fatores que influenciam o bullying – é o lugar onde as crianças passam a maior parte do seu tempo, interagindo com muitas pessoas, além de refletir e impor os padrões adotados pela sociedade do lado de fora.

As punições aos agressores nem sempre são efetivas no combate a tal comportamento, e os casos se voltam a se repetir. Por isso, é importante encontrar métodos de conscientização, como o diálogo, dinâmicas em grupo e outras atividades que reforcem a interação.

Outra maneira que vem se mostrado muito eficiente no combate a esse ato é a prática de esportes – principalmente os coletivos –, pois é capaz de gerar entre os seus participantes uma noção de pertencimento a um grupo, elevando a autoestima – fator decisivo na recuperação de vítimas do bullying. Além disso, promove valores fundamentais para a infância, como a empatia, o trabalho em equipe e o valor da amizade. Ao se colocar no lugar do outro, a criança passa a compreender suas dores e sentimentos, assim as agressões são deixadas de lado.

©O Mistério do Titanzinho 2024 | Todos os direitos reservados
Política de Privacidade
Bee Creative