Conheça o Titanzinho
A comunidade do Titanzinho, localizada no bairro Cais do Porto, em Fortaleza, foge do roteiro turístico da capital cearense. Embora escondida, abriga a praia que mudou toda a história da região.
A área passou a ser habitada em meados de 1970, quando a Companhia Docas transferiu moradores de outros locais para lá. À época, foram utilizadas máquinas chamadas “Titan” para erguer os paredões de pedra do Porto do Mucuripe, dando origem ao nome da comunidade, dado pelos moradores.
O mar do Titanzinho carrega um forte elo afetuoso com a população local. A região, que um dia já fora tomada pela criminalidade, embora ainda abrigue uma população com baixa infraestrutura, hoje é um espaço de inspiração e esperança para mudar a realidade dos jovens, sendo conhecido como o Berço do Surfe em Fortaleza.
Mesmo à parte dos grandes pontos turísticos, a praia atrai surfistas durante todo o ano, sendo, inclusive, ponto de partida de diversos profissionais renomados no país. A paisagem local representa claramente o contraste da região: a exuberância natural, com a imensidão e a beleza do oceano, rodeada pela carente comunidade do Titanzinho.
É neste cenário em que se inserem os personagens de O Mistério do Titanzinho. Embora a principal atividade das crianças que vivem na comunidade seja o surfe, um menino – que nasceu e cresceu em meio à comunidade e aos costumes locais – tem um sonho que o fez diferente.
Para saber qual era o sonho e o que aconteceu na história, que traz uma linda lição sobre o poder da amizade e a importância do esporte, adquira um exemplar e leia para uma criança.